O que é RPG de Mesa?

A sigla RPG é bem conhecida no mundo dos games com diversas franquias famosas como the elder scrolls dark souls witcher pokémon dragonette no entanto a maioria dos jogadores desconhece o modo de jogo que originou este gênero tão popular nos videogames o RPG de mesa se trata de um jogo de imaginação um de jogadores criam seus personagens baseados em regras que serve para tornar os mesmos.

Personagens então jogam aventura criada pelo mestre que é aquele que comanda praticamente toda a história enquanto os jogadores controlam apenas o seu personagem o mestre responsável por controlar todos os outros e a maneira como o mundo em geral reage aos jogadores as decisões são em sua maioria tomadas a partir de rochas de dados que somadas as habilidades do personagem determinam se ele consegue ou não realizar essa tarefa.

Como por exemplo o bárbaro conseguir ou não arrombar a porta da masmorra ou então o ladino furtivamente roubar uma bolsa de moedas na taverna o RPG é acima de tudo um jogo de interpretação em que a única limitação reside na sua capacidade de imaginar diferente dos rpgs de videogames no RPG de mesa você pode fazer o que bem entender.

DUNGEONS AND DRAGONS

DUNGEONS AND DRAGONS

O primeiro RPG de mesa foi criado por volta de 1974 por Gygax e Dave Arneson como uma adaptação do time meio um jogo de miniaturas que simulava uma batalha medieval Dungeons and Dragons.

O controle de um personagem do jogador o mestre do jogo tabuleiros quadriculados dados multifacetados e diversas referências da literatura fantástica e mitologias européias a febre que gerou o lançamento de D&D nos estados unidos acarretou na década seguinte uma enormidade de produções baseadas no clássico de gaia 15 anos talvez a mais conhecida e única com qualidade aceitável seja caverna do dragão produzida em 1984.

CAVERNA DO DRAGÃO

O desenho animado que totalizou 27 episódios conta a história de seis garotos do mundo normal que vão parar em um mundo fantástico onde tem que realizar uma série de tarefas para poder voltar para casa pouca gente sabe que a inspiração para a criação do desenho foi o RPG de mesa apesar disso ele faz parte da infância de praticamente todas as crianças dos anos 80 e 90 e apesar dos boatos aquele mundo não era.

Um deles ganhou notoriedade justamente por não possuir um cenário GURPS generic e universal o places to, esse sistema genérico conforme o próprio nome sugere permite jogar não apenas o medieval, mas praticamente em qualquer cenário desde mundos steampunk cenários espaciais ou mesmo aventuras no mundo moderno na década de 90 houve um amadurecimento de RPG mesmo trazendo temas mais sombrios e adultos.

Imersos em drama e filosofia hindu a linha do day de cenários como dar sangue no desértico onde tudo é escasso e rei do loft um cenário sombrio lembrando da europa vitoriana e mais voltado ao terror gótico e o lançamento mais emblemático do cenário mundo das trevas com as regras do sistema storytellers sistema mais realista que preza muito mais interpretação do personagem do que a rolagem de dados em se iniciando pelo seu módulo mais famoso vampiro a máscara.

NÃO EXISTEM VENCEDORES

Apesar de ser comumente chamado de jogo e vendido como tal o RPG de mesa é muito mais do que isso além de ser um excelente exercício para a imaginação e criatividade é também uma forma de convívio social pois não há como se jogar RPG sozinho e ele está longe muito longe de ser algo satânico com muitas vezes rotulado pela mídia.

 Diferente de um jogo de videogame ou computador em que se pode vencer ou perder no RPG de mesa não existem vencedores ou perdedores.

 Por mais que seu personagem tenha morrido e tudo tem acontecido de maneira inesperada na aventura se a história foi suficientemente boa para prendê-lo e se você passou seu tempo aproveitando a companhia de seus amigos enfrentando dragões ou monstros da escuridão da noite e se acima de tudo isso você se divertiu então você é um vencedor agora que você já sabe o que é riqueza.

Para saber mais você pode conhecer o Caixinha Quântica, site e Podcast especializados em RPG DE MESA.

BLACK FRIDAY DA AMAZON: NÃO É DESCONTO, É LOUCURA!

X
Rolar para cima